15 sinais de que está na hora de reformar sua casa

15 sinais de que está na hora de reformar sua casa

Apesar da poeira e bagunça, chega um momento que se torna impossível protelar: a sua casa pede por uma mudança!

A casa mostra os sinais e não é difícil identificá-los. Apresentamos abaixo uma lista de 15 motivos para investir em uma reforma. Confira!

1- Infiltração

infiltracao-na-casa-do-vendedor-nilton-teixeira-na-zona-leste-de-sao-paulo-sp-30072009-1284067811199_560x400

É o primeiro indício de problema na construção. Acontece tanto em apartamentos, como em casas e seus sinais mais comuns são o mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. Ela pode vir do piso, das paredes ou do teto e, se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas.

2- Instalações elétricas e hidráulicas

Podem levar a sérios problemas, mas sua “validade” varia muito de acordo com a construção e qualidade dos produtos utilizados durante a execução do projeto. As instalações envolvem fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica, por exemplo, podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos eletrônicos, nesses casos, é recomendada a troca da fiação para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios. Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel.

3- Janelas e portas antigas

reforma-de-casa

Com o tempo é normal que, além das perdas estética, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro, por exemplo.

4- Estilo arquitetônico

Enjoar daquele estilo ou achar que algo não tem mais o seu perfil também são ótimos motivos para reformar. O imóvel pode ser completamente repaginado, por que não? A reforma contempla principalmente mudança na decoração e no revestimento.

5- Já faz muito tempo desde a última vez que você mudou algo em casa

reforma-de-casa-

Cada detalhe de nossa casa tem uma data de validade, da tinta nas paredes até o sofá. Isso inclui não só a qualidade dos materiais, mas também o estilo. Se você é antenado nas tendências, não dá para ficar muito tempo sem algo novo no decor!

6- A tinta das paredes está descascando

REVITALIZACAO 02/02/2011 SAO PAULO / IMOVEIS / USADOS NOVOS - Empresa Centro Vivo compra prédios antigos da região central de São Paulo, faz reformas e restauração e os vende em média por 20% abaixo do valor de mercado. Na foto duncionário da empresa lixa a parede de apartamento em reforma na R. Boticário, 39 - FOTO DANIEL TEIXEIRA/AE

A vida útil das tintas costuma ser de cinco anos, em média. No meio deste período a parede ainda fica exposta a vazamentos, rachaduras e outras intempéries que ajudam a estragar a camada colorida. Por isso, a tinta precisa ser reaplicada quando possível para que a casa mantenha sempre a aparência de nova!

7- A família aumentou e você precisa se adaptar às crianças e ao cachorro

Você casou, teve filhos, adotou um animal de estimação… de alguma forma, o tempo passou e a família não cabe mais na casa. Chegou a hora de transformar o quarto de hóspedes em quarto de bebê e arranjar um cantinho especial para o pet descansar.

8- As crianças cresceram e você precisa abraçar uma nova fase

O tempo não anda, ele corre – e, antes de você se dar conta, as crianças se tornaram adolescentes, depois adultos e então donos de suas próprias casas. O quarto dos pequenos agora é um leque de possibilidades para reforma: será que se tornará uma man cave? Uma academia em casa, com pesos, esteiras e tapetes de yoga? Quem sabe o tão sonhado ateliê?

9- Quando você tem dinheiro suficiente para fazê-lo

size_810_16_9_dinheiro-reforma

Talvez o grande impedimento para a reforma fosse não a vontade, mas os números – agora que você já economizou, pode investir em melhorias!

10- Não há espaço suficiente para guardar seus pertences

Este é um problema comum para quem mora em casas antigas: armários pequenos, closets minúsculos (quando existem) e pouco espaço para guardar suas coisas. É aí que entra a marcenaria planejada! Para ousar, vale até transformar alguns degraus da escada em gavetas.

11- A cozinha é antiga

Este ambiente é um espaço de reuniões e comunhão da família: é nele que são preparadas as refeições que juntam a todos. Nada mais justo que, de tempos em tempos, ela se renove! Quando o fogão, geladeira e outros eletrodomésticos estão velhos demais, você pode investir em aparelhos mais modernos e quem sabe atualizar até os revestimentos.

12- Para ter uma casa mais verde e sustentável

Se preocupar com o meio ambiente nunca sai de moda e, de quebra, pode te ajudar a economizar com contas de luz, água e afins. Procure por soluções sustentáveis para aproveitar os recursos da casa – sua conta e o planeta agradecem!

13- A casa é muito escura

Uma das características mais importantes de um lar confortável e estiloso é a boa iluminação, tanto natural, quanto artificial. Se o seu parece escuro, está na hora de checar as luminárias. Invista em modelos diferentes e até mesmo experimente a iluminação com LED. Outra maneira de iluminar os espaços internos é escolher uma paleta de cores que valorize a luz – temos uma matéria sobre o assunto que pode te ajudar!

14- Você quer vender

Uma pesquisa americana provou que certas cores em ambientes específicos podem diminuir o valor da casa no mercado, além de repelir compradores. Se você quer dar um grande passo e mudar de residência, vale a pena checa-la e repintar algumas paredes.

15- Você está comprando

Quem nunca achou um imóvel “quase” dos sonhos? Localização perfeita, espaço ótimo e até área externa, mas a sala é muito pequena ou é antiga. É normal que isso aconteça e nesse momento uma reforma é sempre bem-vinda para adaptar a residência à necessidade do comprador. É possível quebrar paredes para ampliar a sala, por exemplo, ou ainda trocar a fiação elétrica de um apartamento antigo antes da mudança.

reforma-de-casa (1)

eliane-diamante-branco-br-45x90cm

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp