De onde vem essa infiltração?

De onde vem essa infiltração?

infiltracao-na-casa-do-vendedor-nilton-teixeira-na-zona-leste-de-sao-paulo-sp-30072009-1284067811199_560x400

Quem nunca se deparou com problemas de infiltração?

A infiltração é um dos piores inimigos de uma casa, seja ela recém construída ou não. Elas podem transformar-se em um incômodo tão grande, que muitas vezes geram mofos, maus cheiro, rachaduras, descascam as paredes e estouram revestimentos. Uma pequena infiltração em algum cômodo já pode causar um grande estrago, obrigando o morador a quebrar paredes, refazer a pintura e diversos outros aborrecimentos. E muitas vezes a gente se pergunta de onde está vindo essa danada…

A maior parte das infiltrações vem de dois lugares: alicerce ou telhado.

INFILTRAÇÃO QUE SOBE A PAREDE

A infiltração ascendente (aquelas que são próximas à base da parede, vão subindo a partir do piso) é uma das patologias mais comuns nas edificações e é causada pela umidade vinda do solo, que contamina a edificação quando a estrutura apresenta os seguintes problemas: falta de impermeabilização na fundação ou utilização inadequada do sistema impermeabilizante.

Para evitá-las, a impermeabilização das fundações é extremamente importante. Caso a fundação seja do tipo radier ou o contrapiso seja feito diretamente sobre o terreno, é essencial também proteger estas áreas da umidade que vem do solo. Além disso, durante a construção, também é possível aplicar mantas ou barreiras de material plástico sob o piso, para garantir ainda mais esse isolamento.

Ainda durante a construção ou reforma, outras medidas podem ajudar a prevenir as infiltrações. Aumentar os beirais, fazer calçadas com caimento para longe das paredes e não deixar pontos de acúmulo de água são algumas atitudes que ajudam a evitar o problema. Para o acabamento interno e externo da casa, utilize sempre impermeabilizantes de qualidade.

No entanto, se a casa já estiver construída e a umidade começar a aparecer, a raiz do problema deve ser descoberta e tratada. Se a umidade vem do piso, é necessário remover o reboco até uns 50cm acima da marca da infiltração, aplicar produtos impermeabilizantes adequados e depois refazer o reboco com acréscimo de aditivos. Essa é uma medida paliativa, pode não resolver ou curar para sempre o problema. Como a infiltração vem do solo, a casa continuará em contato com ele, e há possibilidade de problema voltar no futuro. Para resolver para sempre, precisaríamos erguer a casa, executar a impermeabilização da fundação e volta-la pro lugar. Mas isso não é possível – pelo menos ainda rs. Mas é melhor do que nada, né?

Então, meu caro, vamos fazer um acordo: quando seu arquiteto ou engenheiro insistir para fazer a impermeabilização da fundação da sua obra, não tente economizar comprando materiais de segunda linha ou abrindo mão dessa etapa tão importante. O custo é muito baixo comparado ao que você terá que gastar no futuro para corrigir paliativamente e nem se fala sobre os prejuízos na saúde de seus moradores (problemas respiratórios e alergias!). Combinado?

P.S. Inclusive, em breve faremos um post sobre esse assunto – CASA x SAÚDE. 😉

INFILTRAÇÃO QUE VEM DO TELHADO

Se a infiltração estiver descendo a parede ou manchando o forro, começando pelo telhado, o ideal é verificar as condições do telhado e da laje de cobertura para descobrir qual é a origem do problema. Problemas com telhado na maioria das vezes têm a ver com o transito em cima das telhas  para instalação de antenas ou ventos fortes. Depressões no telhado podem significar madeiramento deteriorado, é bom estar atento. A posição das telhas e das vigas de sustentação deve ser conferida.

Na laje de cobertura, a aplicação de um impermeabilizante é essencial para conter a infiltração da água da chuva. Também pode ser necessária uma impermeabilização nas paredes, pois algumas vezes a água das chuvas penetra pela porosidade dos blocos utilizados.

Além disso, é importante proteger os locais destinados ao escoamento da água com telas, evitando o transbordamento e entupimento destas vias, assim como é necessário o cuidado com os ralos e bueiros, evitando o a obstrução do caminho da água.

CHUVA QUE ENTRA PELAS FRESTAS DAS JANELAS E PEITORIS

Entre janelas e a parede ou peitoril podem se formar frestas que permitem a passagem da água da chuva. A umidade se manifesta formando bolor ou estufando a tinta. A junção da janela e parede/peitoril deve ser vedada com silicone ou espuma expansiva, repetindo o processo anualmente.

VAZAMENTOS

Há ainda as infiltrações causadas por vazamentos da rede hidráulica da edificação, como nos banheiros e cozinhas. Nesse caso, e necessário descobrir onde ocorre o vazamento, estanca-lo e então corrigir os danos causados pela infiltração (reboco “fofo”, pintura descascando, revestimento desplacando, mofo…). É sempre bom reforçar a importância de se usar materiais e mão de obra de qualidade  no momento de execução da rede hidráulica, porque ela está dentro da parede, ou seja, qualquer problema futuro que aconteça, tem que quebradeira e sujeira pela frente. Melhor prevenir, né? Fique atento também quando for instalar armários ou parafusar qualquer coisa nas paredes hidráulicas (paredes onde passam o encanamento). Se você tiver o projeto hidráulico é mais fácil saber qual caminho os canos fazem, e aí poder furar sem medo de acertar nada.

Acima de tudo, é sempre importante procurar o aconselhamento de um profissional no momento de tomar medidas corretivas. O segredo é pensar sempre em como deixar a umidade o mais longe possível da sua casa.

#FicaDica

  • Evitar as infiltrações é bem mais simples do que combatê-las;
  • Fundamental realizar corretamente a impermeabilização das fundações;
  • Use materiais e mão de obra de qualidade – o barato demais pode sair caro;
  • Evite permitir que andem sobre o telhado – somente o faça em casos indispensáveis;
  • Faça manutenção do telhado regularmente.
  • Cuidado ao furar paredes hidráulicas.

eliane-diamante-branco-br-45x90cm

2 Respostas para De onde vem essa infiltração?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Whatsapp